Jaboque - Espalhado, murmurando. Rio quenasce no platô oriental das montanhas de Gileade. Formava um dos limites da terra dos filhos de Amom. Na sua margem do sul houve o encontro entre Jacó e Esaú. E foi perto do vau de Jaboque que o anjo lutou com Jacó.

Jacinto - Esta pedra preciosa acha-se mencionada no Apocalipse 9.17 e 21.20. As pedras conhecidas por este nome, nos tempos modernos, são de várias cores avermelhadas. O verdadeiro jacinto é um baço cristal encarnado, muito raro, e que polido adquire um grande brilho - o seu peso específico é maior que o da granada. O jacinto de Plínio, no primeiro século d. C., era uma pedra azul, talvez a safira, e é a esta que João provavelmente se refere. Mas no peitoral do sumo sacerdote é mais provável que seja uma pedra vermelha, ou alguma de cor amarelada.

Jactância - Gabar-se; vangloriar-se.

Jarretar - Jarretar um cavalo é cortar os importantes tendões e nervos, movidos pelos músculos da curva da perna - e desta maneira, cortados os jarretes, torna-se o cavalo, ou outro animal, incapaz de andar. A prática era comum em tempo de guerra.

Jebuseus - Pertencentes a Jebus. São os descendentes de Jebus, filho de Canaã, os quais colonizaram o distrito, em volta de Jerusalém, que então se chamava Jebus. Não se sabe se foram eles os primitivos habitantes, ou se substituíram uma raça ainda mais antiga. A primeira referência aos jebuseus foi feita pelos espias, quarenta anos antes da entrada dos israelitas na Terra Santa. Constituíam eles uma forte e vigorosa tribo, sendo disto prova o fato de conservarem o seu poder na forte cidadela de Jebus até ao tempo de Davi. O seu rei, Adoni-Zedeque, foi morto na batalha de Bete-Horom. A própria fortaleza de Jebus foi posta a saque e queimada pelos homens de Judá. Todavia, estes contínuos desastres não puderam pô-los fora do seu território, visto como os achamos numa época posterior, habitando ainda as terras de Judá e Benjamim. A submissão de Araúna, o rei jebuseu, a Davi, apresenta-nos um quadro característico da vida dos cananeus e também dos israelitas.

Jeová - Depois do cativeiro tinham os judeus tão grande respeito a este nome que, na verdade, somente era usado, segundo algumas autoridades, pelo sumo sacerdote, uma só vez no ano, no dia da expiação. Todavia, ocorre muito frequentemente na Sagrada Escritura - e por isso outra palavra, Adonai (Senhor), a substituiu na leitura em alta voz, e foi adotada pelos tradutores nas diversas línguas estrangeiras (em grego Kyrios - em latim Dominus). E desta maneira se perdeu a verdadeira pronúncia do Tetragrama Sagrado. Quando, porém, foram acrescentadas às consoantes hebraicas as letras vogais, as de Adonai foram dadas ao Tetragrama em vez das suas próprias. Por esta razão, se o primeiro ‘a’ fosse levemente disfarçado seria possível ler-se Yehowah - e foi isto o que realmente aconteceu. Com estas vogais se pretendeu, tanto quanto possível, designar várias formas do verbo hebraico e sugerir assim, numa só palavra, Jeová, estas ideias: ‘o que será’, ‘o que é’, e ‘Aquele que foi’. Embora isto seja pura imaginação, concorda com a frase que se encontra no Apocalipse 1.4. Primitivamente, sem dúvida, representava aquele tempo de um verbo hebraico que implica continuidade (o tempo chamado ‘imperfeito’), e com as suas vogais se lia Yahaweh ou Yahwek. A sua significação era provavelmente ‘Aquele que é’, ou ‘Aquele que será’, sugerindo plena vida com infinitas possibilidades. Para isto há a seguinte explicação: Quando Moisés quis informar-se a respeito do nome de Deus, foi esta a resposta: ‘o Ente "Eu sou o que sou", "ou Serei o que serei", me mandou vir ter contigo.’ Este nome significa, então, o Ser que subsiste por Si, o qual proverá a respeito do Seu Povo. Quanto a saber-se até que ponto o nome era conhecido do povo de Israel, antes da chamada de Moisés, não é possível aprofundar o assunto. Por um lado, explicitamente diz Deus: ‘Eu sou o Senhor: e eu apareci a Abraão, a isaque, e a Jacó, como Deus, o Todo-poderoso (El-Saddai) - mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido.’

Jeová-Jireh - Quer dizer o Senhor proverá.

Jeová-Nissi - Quer dizer o Senhor é nossa bandeira.

Jeová-Ra-ah - Quer dizer o Senhor é meu pastor.

Jeová-Raphá - Quer dizer Eu Sou o Senhor que te sara.

Jeová-Samá - Quer dizer o Senhor está ali.

Jeová-Shalom - Quer dizer o Senhor é nossa paz.

Jeová-Isidkenu - Quer dizer o Senhor é a nossa justiça.

Joeirar - o grão é joeirado ou separado da palha, sendo lançado ao ar com uma larga pá de madeira - e fazia-se uso de um abano para afastar a palha. João Batista alude a esta operação quando fala da separação entre bons e maus.

Jornada de um dia - Segundo o cálculo geral, um viajante, caminhando só, andaria cinco quilômetros por hora, e o camelo quatro quilômetros. Os viajantes gastavam, na sua marcha, seis a oito horas. Mas o maior ou menor andamento dependia da natureza do caminho, por onde se marchava. Uma caravana de mulheres e crianças, camelos e mulas, movia-se muito devagar, não podendo ir além de dezesseis a dezoito quilômetros por dia.

Jornaleiro - Era o homem que ia livremente trabalhar todos os dias de trabalho - e assim se distinguia do servo permanente ou escravo. A paga do trabalho era feita todos os dias.

Jope - Porto marítimo situado cerca de 56 km a noroeste de Jerusalém, hoje chamado Java.

Jubileu - Celebração do Antigo Testamento, realizada de 50 em 50 anos. No 49º e no 50º anos, a terra ficava sem produzir por dois anos consecutivos, os israelitas escravizados eram libertos e as propriedades eram devolvidas aos seus primeiros donos.

Júbilo - Grande alegria.

Judeu - Esse termo, derivado de Judá, a princípio denotou o pertencente dessa tribo, vindo mais tarde a ser empregado em referência a todos os descendentes de Abraão. Outras designações são: israelitas e hebreus.

Jugo - Peça de madeira, em geral pesada, criada para encaixar-se por cima do pescoço de dois animais (em geral dois bois) e ligada a um arado ou a um carro. Figura da escravidão e da opressão; ao contrário do “jugo” pesado da lei, o jugo de Jesus é fácil de suportar. Claramente expressado pelo apóstolo Paulo proibindo assim o jugo desigual (qualquer tipo de acordo, associação, principalmente o casamento) com os incrédulos.

Junco - Planta herbácea que se usa para fazer móveis.

Junípero - Árvore; Juniperus Chinesis - Família das cupressácias. Origem: Ásia (China). Porte: árvore de 15 metros. Também possui uma outra espécie, que pode ser conhecido como Zimbro, mas aí é chamado de Juniperus Communis. Nesse caso junípero é um pinheiro nativo do norte da Europa, de regiões bem frias. É uma arbórea de pequeno porte, de tronco ereto e lignificado. Suas folhas são de coloração verde escuro, formando uma escama, parecida com as folhas da araucária. Seus frutos são verdes inicialmente, e à medida que vai amadurecendo vai se modificando para uma coloração anil, chegando até a cor preta. Este processo de amadurecimento pode chegar até três anos. O nome de zimbro, tem origem indo-européia, significando “junco”. Já o nome junípero, deriva da palavra holandesa genever, que acabou dando origem à palavra gin (a bebida).

Justiça - Cumprimento das exigências de um relacionamento correto, apagando a culpa e lhes creditando justiça, ajudando-os assim a dedicar-se em prol daquilo que ele declara justo.

Justificação - Ação divina por meio da qual o Senhor Deus nos faz entrar num relacionamento justo com Ele; declaração de inocência ou de justiça, libertação da culpa ou da reprovação.

Justificar - Apagar os pecados de alguém; declarar justo.