Aba / Abba - Palavra aramaica (Marcos 14:36) cuja melhor tradução seria "papai". Aba designava algo profundamente pessoal e carinhoso, considerado pela maioria dos que viveram nos dias de Jesus, pouco respeitoso para ser empregado em referência a Deus.

Abibe - Março/Abril.

Ablução - Prática religiosa que consiste em lavar o corpo ou parte dele. Ritual de Purificação.

Abominação - O que é contrário ou detestável a Deus ou ao seu povo, como a idolatria e a imoralidade (Isaías 66).

Abóbada - Teto.

Abstenção - Abstinência; recusa voluntária de participar de qualquer ato.

Abster - Conter, refrear.

Abster-se - Privar-se; conter-se.

Acácia - Madeira durável facilmente encontrada no deserto do Sinai. Foi empregada na construção do tabernáculo do Antigo Testamento. Hoje a goma da acácia encontra aplicação comercial e medicinal.

Acaia - Província romana que compreende a parte central da atual Grécia (Atos 18,12.27), onde Paulo pregou o Evangelho durante a segunda e a terceira viagem missionária (Atos 17-19).

Ação de Graças - Confissão de Bênçãos, Gratidão.

Acepção - Escolha, seleção.

Açoite - o costume geral de castigar, no oriente, era, e ainda é, bater com varas.

Acrisolar - Purificar, provar.

Adágio - Ditado, provérbio, axioma.

Adivinhação - Ato de "receber" (alegadamente) mensagens do mundo dos espíritos valendo-se de um intermediário humano ou de objetos inanimados, como as vísceras de animais submetidos a exame.

Admoestar - Censurar, repreender com brandura; aconselhar, exortar.

Adoração - Ato de adorar, render culto, amor profundo, reconhecimento.

Adultério - É toda relação sexual extraconjugal do homem ou da mulher que já sejam casados.

Ágape - Palavra grega para amor que implica em doação não egoísta, amor com propósito.

Aguilhão - Uma grande vara para conduzir gado, tendo numa das extremidades um ferro de ponta aguçada (Juízes 3.31 - 1 Samuel 13.21 - Eclsiastes 12.11). Em Atos 26.14, a frase ‘Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões’ é uma expressão proverbial muito vulgar em grego e latim, para mostrar que é vã a resistência quando o poder é grande.

Alabastro - espécie de mármore branco e de pouca dureza, utilizado nos trabalhos de escultura; vaso, sem asas, para queimar perfumes; medida de capacidade equivalente a 26 centilitros.

Aleluia - Louvai ao Senhor, Louvado seja o Senhor.

Alforge - Um saco que os viajantes usam para levar dinheiro e mantimento para a jornada. Era feito de diversos materiais, geralmente pele ou couro, e estava preso à cintura.

Aljava - o receptáculo em que se levavam as setas. Pode também ser uma espada ou outra arma, suspensa do ombro.

Aliança - Acordo bilateral de obrigação mútua entre as partes.

Alimária - Animal irracional; bruto.

Alosna - Nome comum de várias plantas, entre elas o absinto; normalment, a união de várias plantas.

Alparca - Tipo de sandália que se amarra no pé com tiras de pano ou couro.

Altar - Feito de terra ou de pedras (Ex 20,24), o altar servia em geral para oferecer sacrifícios; ocasionalmente é um monumento que lembra experiências religiosas dos patriarcas (Gn 12,8; 13,8; 26,25; 33,20). O altar tinha nos ângulos quatro pontas salientes, chamadas também chifres; elas simbolizavam o poder e a força de Deus (Ex 27,2; 37,25). Um criminoso agarrando-se nelas poderia garantir para si o asilo (21,14; 1Rs 1,50) e escapar à vingança de sangue. No templo havia o altar dos holocaustos e o altar do incenso. No NT o altar perde sua importância, pois Cristo aboliu com seu sangue os sacrifícios cruentos do AT (Hb 9,28). Em seu lugar ganhou importância a mesa, pois a eucaristia celebra a ceia do Senhor (1Cor 11,20).

Altos (lugares altos) - Lugares de adoração muitas vezes associados às práticas religiosas pagãs, à imoralidade e aos sacrifícios humanos.

Amém - Termo hebraico que significa certamente, verdadeiramente, assim seja.

Amorreus - Nome de um dos povos que ocupavam a Palestina e a Transjordânia Antes dos israelitas. Foram derrotados pelos israelitas ao iniciarem a conquista de Canaã, após a saída do Egito.

Anátema - exclusão temporária ou definitiva de uma pessoa do culto e da comunidade, maldição, reprovação, execração, réprobo.

Anel de sinete - Anel em que se encravava o nome ou símbolo de uma autoridade. Era empregado na impressão sobre barro não-seco ou cera para legitimar documentos oficiais. Símbolo de autoridade.

Anjo - Significa mensageiro, enviado. Neste sentido Deus pode enviar profetas ou sacerdotes como seus mensageiros. Em textos anteriores à monarquia, o anjo é às vezes identificado com o próprio Deus  ou uma pessoa enviada por ele (quer seja uma pessoa de carne e osso ou mesmo um ser da corte celestial).

Ano Sabático - Tempo de Sábado para a terra. Os israelitas deviam observá-lo deixando de plantar ou colher qualquer alimento a cada período de sete anos.

Antítese - Oposição entre ideias ou palavras; contrário.

Antitético - Que contém antítese.

Apostasia - Ato de desviar-se ou afastar-se do relacionamento com Deus.

Apóstolo - Alguém enviado como representante. No Novo Testamento, aquele que tivesse visto a Jesus e por Ele tivesse sido comissionado para ensinar outras pessoas a respeito Dele.

Aramaico - Idioma falado na Palestina nos tempos de Jesus e da igreja primitiva.

Arca da Aliança - Objeto mais sagrado de culto em Israel. Uma caixa feita de acácia e coberta com ouro. A arca ficava guardada no Santo dos Santos do tabernáculo durante o Êxodo e no Lugar Santíssimo do templo edificado por Salomão. Ela não podia ser tocada; era transportada por varapaus sobre argolas fixadas nos seus quatro cantos.

Arcanjo - Chefe dos anjos.

Areópago - Colina de pedra junto à Acrópole de Atenas, onde havia santuários pagãos. Ali se reunia o Supremo Tribunal de Atenas.

Armagedom - Lugar onde os exércitos do mundo se encontrarão na última batalha contra Deus.

Arraial - Acampamento.

Arrependimento - Profunda mudança de atitude, pela qual já não convergimos para o pecado, mas sim para Deus. Embora o arrependimento possa corresponder a mero remorso ou desgosto por pensamentos ou ações do passado, conota, em seu sentido pleno, uma mudança de direção que resulta numa retomada deliberada de novas diretrizes para o futuro.

Arvorar - Erguer; erigir.

Ascensão - Ato de ascender, subir, promoção.

Asera - Divindade feminina dos fenícios, companheira de Baal, representada por um árvore ou por uma estaca sagrada.

Asírios - Semitas, descendentes de Assur, um dos filhos de Sem. Estabeleceram-se no curso médio do rio Tigre, na Mesopotâmia. Eram um povo guerreiro, que herdou a cultura hurrita e suméria e fundou um grande império no séc. VII aC, destruído pelos medos e babilônios em 605 a. C. Foram eles que destruíram o reino de Israel (722 aC) e exilaram sua população.

Aspergir / Espargir - Espalhar em borrifos um líquido.

Astarote - Consorte feminina de Baal, o principal deus dos cananeus. Deusa do amor, da fertilidade e da guerra. Também chamada Istar pelos babilônios, Afrodite pelos gregos e Vênus pelos romanos. Outra forma do nome é Asera.

Astarte - Deusa semítica da vegetação e da fertilidade, associada a Baal. Era cultuada em toda a Ásia Menor, especialmente na Fenícia. Seu culto também foi muito apreciado pelos israelitas, arrastando-os à idolatria.

Autêntico - Ou genuíno, diz-se de um escrito que é realmente do autor a quem se atribui, ou de um texto traduzido enquanto é fiel ao original. O fato de um livro da Bíblia ser falsamente atribuído a algum determinado personagem bíblico não lhe tira a autoridade de escrito inspirado e canônico.

Asmos / Ázimos - São pães sem fermento que se comia na semana da Páscoa. A festa dos Asmos celebrava-se no princípio da colheita da cevada e do trigo.